Proposta de nota de repúdio à PEC215

Proposta de nota de repúdio à PEC215

Como uma espécie de complemento à aprovação do novo Código Ambiental, que acarretará a médio e a longo prazo, nefastos danos aos biomas de nosso país, a bancada ruralista do Congresso, capitaneada pela senadora Katia Abreu (PDS/TO), representantes da corrente mais reacionária do cenário político brasileiro, empenhada na manutenção das injustiças e desigualdades sociais, elaborou e pretende aprovar a Proposta de Emenda Constitucional nº 215 (PEC215).
Dentre outros pontos, essa medida prevê a tranferência da competência de demarcação dos territórios indígenas e quilombolas, atualmente desempenhada pelo Poder Executivo, por meio da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), para o âmbito do Poder Legislativo. Além disso, as terras já demarcadas poderão ser submetidas a processos de revisão, levando à diminuição de suas áreas, muitas vezes tão exíguas que não proporcionam condições suficientes para a reprodução física e cultural dos povos tradicionais.
O caráter do projeto possui graves implicações éticas, pois caso a emenda seja aprovada e entre em vigor, os (as) legisladores (as) ligados (as) ao latifúndio estarão, na verdade, legislando em causa própria, visando unicamente a manutenão da concentração de renda e ao exterminio dos povos originários e remanescentes dos quilombos.
Tormando em consideração os fatos acima expostos, sugerimos que seja elaborada uma nota de repúdio à PEC215, dado o seu conteúdo de claro ataque aos direitos das populações tradicionais e um imenso retrocesso nas conquistas obtidas pelas lutas dos movimentos sociais à época da promulgação da Constituição de 1988.

Proposta aprovada na Plenária Final do XXXIII Encontro Nacional dos Estudantes de Letras
Florianópolis, 28 de julho de 2012

Anúncios

Publicado em agosto 7, 2012, em ENEL, ENEL Florianópolis 2012, Moção, PEC215. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s